• (31) 2332-0588
  • contatos@assep.org.br

ASSEP - Associação Servindo e Protegendo

A ASSEP  teve início em 23 de maio de 2007, e, é uma organização do terceiro setor, considerada como uma Entidade de Utilidade Pública municipal, estadual e federal. É uma associação civil de direito privado, de caráter beneficente e de fins não econômicos, de educação, cultura, assistência social, saúde, pesquisa religiosa e desporto. Tem como objetivo o exercício da cidadania, por meio de valores e princípios cristãos, contribuindo na manutenção e execução de projetos e programas sociais de apoio à família, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais, garantindo a dignidade, o respeito, a liberdade, e a convivência familiar e comunitária.

Em 2019 a Instituição abriu uma filial em Sabará, no bairro Borba Gato, área de extrema vulnerabilidade e risco social, e passou a oferecer o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e o Apoio a Mulheres, garantindo seus direitos e identidade, dando suporte emocional, psicológico, legal e ações de empoderamento e geração de renda às mulheres da comunidade e incentivando a convivência social.

Assim todas as atividades ofertadas pela ASSEP objetivam assegurar espaço de convivência e referência para o convívio grupal, comunitário e social das famílias, crianças, adolescentes e adultos e assim, desenvolvendo relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. A importância de programas como este é de extrema importância para possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades e estímulo ao desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades, talentos, estimular a participação cidadã e da realidade social e do mundo, contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes na escola, prevenir a institucionalização e a segregação, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária, promover a construção da identidade pessoal e o acesso das famílias aos serviços da rede de garantia de direitos. Os programas oferecidos pela ASSEP têm despertado uma pró-atividade entre os moradores do bairro.

A ASSEP nasceu no coração da Pastora Ezenete Rodrigues, hoje atual presidente da Instituição, esta mesma, encontrou em sua própria história de vida, força e determinação para lutar em benefício de pessoas que se encontram oprimidas e desamparadas.

Na visão da presidente da ASSEP, “a transformação de indivíduos, cidades e nações só ocorrerão verdadeiramente, quando idealizadores e responsáveis pelos projetos sociais concentrarem seus esforços na restauração do homem como ser integral: corpo, alma e espírito”. Diante do exposto, todos os projetos e ações sociais sob sua responsabilidade, prioriza a restauração de vidas em todos os seus aspectos: físico, emocional, mental, espiritual, familiar e profissional.