• (31) 3508-5588
  • contatos@assep.org.br

Projeto Samuel

O Projeto Samuel tem como objetivo observar os mandamentos bíblicos no que diz respeito ao cumprimento de amar ao próximo como a si mesmo e, do dever do cristão em cuidar dos órfãos. Em vista disso, foi criado um Acolhimento Institucional de alta complexidade, de caráter excepcional e provisório para crianças de 0 a 6 anos, afastados do convívio familiar por medida protetiva conforme determina o ECA (Estatuto da criança e do adolescente). As crianças são encaminhadas pela Vara de Infância, Ministério Público e Conselhos Tutelares, em função de abandono e, ou, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para uma família substituta.

A violação dos direitos das crianças é o que caracteriza o encaminhamento dessas ao Acolhimento Institucional. Muitas dessas crianças, são abusadas sexualmente, são violentadas, sofrem privações, negligências no lar, abandono, entre outras.

Dessa forma, o Projeto Samuel sob a perspectiva dos valores cristãos oferece aos acolhidos um ambiente de conforto familiar expressando amor e cuidado na busca do desenvolvimento saudável, que possa favorecer a formação da sua identidade e sua constituição, como sujeito e cidadão, trabalhando o acolhido e sua família seja ela de origem, ou substituta até que seja viabilizado seu desabrigamento e o convívio sadio e seguro dentro desta família.
Seja um colaborador do Projeto Samuel e nos ajude a manter essa obra que tem como missão fazer justiça em um mundo cheio de injustiças.

DADOS DE AVALIAÇÃO

Estes são os dados atualizados em 2017 referente ao serviço de proteção e guarda de nossas crianças:

MOTIVOS DE ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS
MOTIVOS DE DESABRIGAMENTO DAS CRIANÇAS

* Situações referente aos pais ou responsáveis:

DEPENDENTES QUÍMICOS OU ALCOÓLATRAS
41%
NEGLIGÊNCIA
18%
SITUAÇÃO DE RUA
16%
ABUSO FÍSICO E/OU PSICOLÓGICO
14%
ABANDONO DE INCAPAZ
11%
1 %

CRIANÇAS QUE RETORNARAM À FAMÍLIA

1 %

CRIANÇAS QUE FORAM ADOTADAS

1 %

CRIANÇAS SOB NOSSA GUARDA

Restaurando Sonhos

Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.
DOAR AGORA